Ouse. Ouse tudo.

"Pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza senão não se faz um samba não"

sexta-feira, abril 21, 2006

"Além do que se vê"


Perdão. Começo isso aqui sem saber sobre o que vou escrver, como sempre. Mas hj, mais que nunca, espero chegar a uma conclusão que diga muito sobre mim, que me ajude a saber onde estou, agora.

A verdade é que ando perdida. Em todos os textos anteriores, as variações de temas são tantas pq são tantas as coisas que eu sinto que me perco em sentimentos supérfluos, sem saber o que realmente é a "parte de mim" em tudo isso.

Nunca, talvez, eu tatuaria uma farse melhor em mim...nunca, talvez, eu conseguirei ter uam consciencia tao grande sobre o que eu quero gritar pra todos, como naquele dia em que eu decidi a frase. E era uma música de Los Hermanos. E não era a minha música preferida. Mas a frase falou tanto sobe uma pessoa. E então, digo aqui, decreto, que se os srs. quiserem saber um pouco nao, mas muito da pessoa que aqui vos escreve, vejam mais... vejam além...pq é lá que estou.

Vcs vão passar por mim, certamente. E não vão ver a pessoa que aqui os escreve. Talvez pensem que vim diretamente da manicure ou de uma rodada de compras nos shoppings da vida. E pensarão que falarei sobre seus cortes de cabelo e os mandarei nunca mais sair de casa com uma blusa amassada. Ou ainda falarei sobre moda ou sobre quem "está in ou out" da cena da sociedade. Passem uma vez só. E guardem rpa sempre a lembrança do que vcs, munidos de "pré-conceitos" ou da ignorante mania que o ser humano tem de olhar bem o superficial e mal tudo que está além disso, concluirão que não terei nada a vos falar sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre mim mesma.

Aqui está um belo perfil de alguém que anda incomodada com toda essa crise hipócrita desse "mundo de meu Deus". Com minha própria crise hipócrita de querer parecer alegre demais, feliz demais, sorridente demais, satisfeita demais, superior demais, essa hipocrisia de querer mostrar que estou muito bem. Pra que mentir aos outros se com isso mente-se muito para si mesmo? Pra que impressionar? Impressionar sendo o que não é, vale? Num mundo belo e fútil que ignora sua face feia e defeituosa até vale. Mas Não! Que se foda. Quero tirar toda a maquiagem que está por cima da espinha do mundo e apresentar todo o defeito de uma face aparentemente limpa. Tirar minha própria maquiagem, a máscara que uso pra esconder meus defeitos que não oculta nada, no final, pra quem consegue ver ALÉM! Que são as pessoas que importam! As que vêem além! "Além do que se vê", se vê além. Além do que eu sou, do que vc é e do que o mundo esconde.

Arranquei a máscara. Liberei meus temores. E se buscava algo diferente, desculpe decepcioná-los. Mas nao mais vou mentir sobre o que sou. Nunca mais mentirei para mim mesma. Pq não se deve enganar sobre o q se é. Mas, infelizmente, reconheço que muitas vezes, por costume, hábito ou proteçao, vestirei essa mesma máscara. Então ao mundo parecerei algo e serei outro algo completamente diferente. Então deixo, aos ladrões da máscaras, a incumbência de descobrirem quem sou eu nessa imensa multidão de mascarados. Deixo a eles o dever de me achar e me conhecer mesmo que eu nao pareça eu. Deixo a vcs o pedido de guardar o que conseguiram tirar de verdadeiro e real em mim pra me devolverem...se um dia eu perder isso por completo...

E, se eu tivesse a sabedoria de dar um conselho qualquer hj, diria: arraquem as máscaras senhores! As máscaras sociais, as máscaras culturais, as máscaras dos corações, as máscaras da beleza, as máscaras da ADEQUAÇÃO. E sejam fiéis ao que vcs são sem elas e além. Tanto. E sempre.