Ouse. Ouse tudo.

"Pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza senão não se faz um samba não"

sexta-feira, abril 14, 2006

E quem sabe o que não pode ser?

- E as estrelas caem. Pq caem as estrelas?
- É mal de amor maior que querendo ser maior do que foi derrubou o q era.
- É isso que faz com que caiam as estrelas?
- Pode ser que sim. Ou apenas pq o céu esteja muito cheio. E estando cheio escolhe umas pra continuar brilhando nele e derruba outras pra brilharem em outro lugar.
- E o brilho delas não chega mais ao céu?
- Dizem que até chega. Mas não chega forte. Estrela que deixa de brilhar no céu perde muito do brilho que tinha. Mas dizem que tenta tanto provar pro céu que seu lugar era lá com ele que – por orgulho – passa a viver em função disso.
- E o que é que ela faz então?
- Senta num canto, perto do mar. E faz bem muita força. O brilho vai crescendo e iluminando todo o mar, o brilho vai crescendo e iluminando cidade, sertão, estrangeiro, dentro das pessoas, fim do mundo, confins da terra, inferno...
- Mas e não chega no céu não?
- No final de tudo e de cada canto do mundo iluminado é que o brilho chega lah no universo e bate forte lá no céu. Então a estrela cai pra um lado, cansada. E para de brilhar pra sempre. Mas morre feliz. De tanto que brilhou e brilhou forte morreu cansada e perdeu o brilho. Mas ela morre feliz e morre tão feliz que o céu, reconhecendo seu esforço, devolve um pouquinho de brilho a ela e a transforma em estrela do mar. E desde então estrela que cai na Terra e explode de tanto brilhar ilumina o mar de noite.
- Mas é estrela morta que brilha?
- É estrela morta que brilhou demais e por isso parou de brilhar. Mas se esforçou tanto para brilhar em vida que devolveram a ela o brilho que tinha, depois da morte.
- Então eh estrela que brilhou demais e por isso passou a brilhar de menos?
- É. E que, apesar de tudo, nunca deixou de brilhar.
- Eu queria conhecer o mar pra procurar estrelas caídas...
- Não se preocupe. Mesmo que o mar não chegue ao sertão um dia como dizem, ou mesmo que nós nunca cheguemos ao mar, eu vou pedir aos céus pra que quando derrubar uma estrela que não mereça mais morar nele,derrube ela aqui por perto pra que ela vire estrela do agreste em vez de estrela do mar.
- E se encontra estrelas no chão de sertão?
- E quem sabe o que não pode ser? Se estrelas do mar viram estrelas do agreste, se estrelas derrubadas conseguem fazer seu brilho voltar ao seu lugar, quem sabe o q não pode ser.. ?


Paula Morrison